teste

 

Hoje é dia internacional da mulher - 08/03

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
     
O mundo mudou tanto nos últimos 150 anos que parece impossível imaginar como era ser mulher no tempo das nossas tataravós. Mas vale lembrar que as lutas e conquistas do sexo feminino não foram poucas.
Voltemos ao dia 8 de março de 1857, em Nova York, nos Estados Unidos. As fábricas de tecidos da cidade empregavam uma imensa maioria de mulheres. Naquele dia, o movimento iniciado por uma centena de trabalhadoras, que reivindicavam melhores condições e salários, teve um desfecho trágico. Durante a greve, as operárias foram trancadas no interior da fábrica que ocupavam. Um incêndio de origem não esclarecido causou a morte de 130 manifestantes.
Por muito tempo esse episódio serviu como exemplo de como eram tratadas as mulheres que lutavam por melhores condições de vida. Desde 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece 8 de Março como o Dia Internacional da mulher. Mas a ideia de transformar a data em homenagem à mulher nasceu bem antes. Em 1913, num encontro de militantes em Copenhague, na Dinamarca, a revolucionária alemã Clara Zerkin propôs o 8 de março em memória às operárias mortas na greve de Nova York. Só então o Dia Internacional da Mulher foi adotado.
Os últimos avanços da mulher, verificados no último século, são conquistas que devem ser comemoradas. Aliás, é com a esperança de viver dias melhores que muitas mulheres vão à luta todos os dias. Trabalham, cuidam da casa e do casamento, da família e de si mesmas. Controlam o orçamento doméstico, fazem compras, preocupam-se com a saúde de todos. E, mesmo assim, nunca se esquecem de serem femininas, carinhosas, amigas e companheiras.
 

Comemoração na Unidade Escolar