teste

 

AEE 15 Atividades da vida diária

Atividades da vida diária
 
No Atendimento Educacional Especializado é primordial desenvolver as funções mentais, como memória, percepções, motricidade, lateralidade, ... de forma lúdica, com atividades bem planejadas e com objetivos claros.
As AVDs, ou seja, as atividades da vida diária também são prioridades do AEE ( Atendimento Educacional Especializado). Cuidados com o corpo, como higiene, boa alimentação, exercícios físicos precisam ser ensinados aos nossos educandos, com recursos adaptados e mediados pela professora do AEE. 
Um trabalho contínuo, que não pode ser esquecido, pois cada criança tem uma trajetória e esses são conhecimentos básicos para uma vida saudável.                                A parceria e orientação da família   é importantíssimo no desenvolvimento de uma vida saudável de cada educando, por isso é importante o professor do AEE estar sempre próximo a cada família, orientando e dando suporte para que esse processo ocorra da melhor forma.
"O professor do atendimento educacional especializado deve propor atividades que contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento. Esse atendimento deve se fundamentar em situações-problema, que exijam que o aluno utilize seu raciocínio para a resolução de um determinado problema.".                                                                                                                        

Gomes, Adriana Leite Lima Verde. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual / Adriana Leite Lima Verde Gomes, Jean-Robert Poulin, Rita Veira de Figueiredo. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 2. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)