teste

 

Retospectiva 1952

GRUPO ESCOLAR CARLOS DE PAULA SEARA
1
9
5
2
A escola foi fundada em 1952 com a denominação de "Escola Municipal Irmã de Anchieta" pelo decreto Lei de 01 de agosto de 1952, na gestão do Excelentíssimo Prefeito Paulo Bauer. O estabelecimento era de madeira com quatro salas de aula e uma sala de professores.
No Anuário de Itajaí do ano de 2000, relata uma entrevista realizada por Saionará Almeida Barbosa com o Sr. Luiz, conhecido por Luizão, onde ele conta um pouco como era estudar na escola. " ... no meu tempo a escola era Irmã Anchieta. No tempo em que estudei ali, a escola era de madeira, a escola era um bangalô pintado de amarelo e vermelho, as janelas eram bordô. Me lembro bem da minha professora, Dona Marlene. Naquele tempo a mãe da gente fazia a camisa de saco de trigo e (ia) descalço, com uma bolsinha de pano. Era assim que a gente ia para escola..."
Nesta imagem a escola já possuia uma área coberta, como se pode observar a sombra do telhado projetado no chão, e construção de alvenaria, porém dá pra se ter uma noção de como era a escola.
Em 18 de dezembro de 1969 pelo Decreto Lei nº.396 a Escolas Reunidas “Irmã de Anchieta” passou a chamar-se Grupo Escolar com a denominação de Grupo Escolar Carlos de Paula Seára. Foi inaugurado um novo prédio de alvenaria com seis salas de aula, um gabinete, uma portaria, uma sala de Biblioteca, uma cozinha e 07 sanitários, pátio todo murado com uma área coberta, sendo responsável pela direção à Cândida da Luz Ayroso.
ITAJAÍ/SC